banner.jpg
Untitled Document
Mensagem para Pais e Responsáveis
Caros pais, caras mães,

O desaparecimento de crianças e jovens é, infelizmente, uma realidade. No Estado de São Paulo são 9.000 casos por ano. Ou seja, a casa hora, uma criança ou adolescente, desaparece. E isso ocorre também entre aqueles que possuem algum tipo de deficiência intelectual, visual, auditiva ou física.
A prevenção, por meio de informações e cuidados, é o melhor caminho para evitar desaparecimentos. Por exemplo:

- Converse com seus filhos a respeito dos perigos de se conversar com estranhos e, principalmente, de aceitar presentes e convites;

- Garanta que eles conheçam os seus telefones de contato de cor, assim como os nomes completos deles e de vocês;

- No caso das crianças muito pequenas, coloque sempre uma identificação no bolso, com nome completo e telefones;

- Não deixe crianças desacompanhadas, principalmente em lugares de muito movimento e aglomerações;

Visando diminuir os riscos da dificuldade de identificação desses desaparecidos, há exatamente um ano, o Governo do estado de São Paulo, estabeleceu o Programa “São Paulo em busca das crianças e dos adolescentes desaparecidos”.

Em breve, será implantado um sistema nas escolas da rede pública estadual que incluirá fotos atualizadas de todos os alunos.

A foto ainda é o melhor recurso para localizar um desaparecido. Mas quando mais tempo ele demorar a ser localizado, maiores serão as diferenças faciais que seu rosto irá sofrer. Por isso, é fundamental que as fotos sejam atuais para que um processo chamado de “envelhecimento de imagem” possa ser feito. Esse processo possibilita fazer mudanças na fisionomia do desaparecido estimando uma idade maior.

Contamos com o apoio de vocês para que os desaparecimentos deixem de acontecer!